Sonhe, acredite e viva


Depois que passei no intercâmbio, a frequência com que lia – e continuo lendo – crônicas e textos sobre viagens aumentou  consideravelmente. É que nem quando você pinta o cabelo de uma cor diferente e começa ver pelas ruas diversas pessoas com a mesma cor que a sua, ai você pensar: Como que eu não reparei nelas antes? Simples, porque os nossos olhos muitas vezes estão vendados e só enxergamos aquilo que queremos ver.

Com o intercâmbio não é diferente. Depois que você passa da fronteira do seu país, você percebe que não dá para voltar atrás e que a partir daquele momento você tem que estar aberta as novas experiências. É difícil? Claro que é difícil. Passar mais de 10 horas em um aeroporto desconhecido, com pessoas desconhecidas, com uma língua – não tão desconhecida -, mas que você ainda não tem um domínio já é mais do que difícil, é um desafio a ser superado e que, claro, eu consegui superar.

Nos três meses que estou na Colômbia já dei duas entrevistas, uma para um jornal da cidade e outra para a revista da faculdade, e um relato para um blog, sobre a minha nova vivência. Uns podem dizer “nossa que chique”, mas o motivo de eu conceder essas entrevistas é poder passar para as pessoas que vão ler esse texto, que se eu consegui chegar aonde estou é porque elas também conseguem.

Que todos os nossos sonhos podem se tornar realidade e que mais do que fazer um intercâmbio, ou uma viagem internacional, é conhecer uma nova história, fazer parte de uma nova cultura e quebrar preconceitos. Todo tipo de preconceito. Não que eu seja totalmente familiarizada com a distância, mas com o tempo você acostuma e percebe que ao invés de sofrer por saudades, é bem melhor sofrer pelo pouco tempo que tem pra conhecer tudo que você quer conhecer.

20150423_154858

Deixe um comentário

